CRAAM – Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie
Instrumento científico transportado por balão estratosférico realiza voo de circum-navegação na Antártica com o objetivo de captar a energia que emana das explosões solares em frequências inéditas (ilustração: NASA)

 

 

TELESCÓPIO BRASILEIRO PARA OBSERVAÇÕES DO SOL É LANÇADO PELA NASA

 

Elton Alisson  |  Agência FAPESP – A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou com êxito, no dia 18 de janeiro, um balão estratosférico que transporta dois equipamentos científicos voltados a estudar o Sol. O lançamento foi feito em McMurdo, base dos Estados Unidos na Antártica. 

 

Um dos equipamentos é o Solar-T: um telescópio fotométrico duplo, projetado e construído no Brasil por pesquisadores do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ......

 

Notícia completa aqui ou aqui

 

 

 

 

 

O CRAAM é um centro de pesquisas operado mediante convênio entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o MCT/INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e tem como principais objetivos:

  • Pesquisas técnico-científicas de excelência nas áreas de Rádiociências, Física Solar, Explosões Solares, Relações Solares/Terrestres e Clima Espacial, Atmosfera Terrestre, Geodésia Espacial, Atividade Estelar e Exoplanetas, Instrumentação, Tecnologia Terahertz.
  • Operacionalização de recursos experimentais, destacando-se o Telescópio Solar Submilimétrico (SST), Rádio Telescópios Solares em Ondas Milimétricas (POEMAS), Estações de Rastreio em VLF (Brasil, Peru, Argentina e México), Experimento Espacial em Terahertz SOLAR-T (com GRIPS, U.C. Berkeley), Telescópio Solar em 30THz e Visível (El Leoncito e São Paulo), Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (Eusébio, CE), Rádio-Observatório do Itapetinga (Atibaia, SP), Detectores de Partículas Cósmicas, Experimentos na Antártica, Campo Elétrico Terrestre.
  • Subsidiar o Curso de Pós-Graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais, CAGE da UPM/EE. Suporte ao ensino e treinamento em níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e estagiários de pós-doutorado.